Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de março de 2014

Piauí está no topo entre os que mais registram morte por câncer de mama

A doença que mais acomete mulheres no mundo registrou um aumento crescente no número de mortes no BR


Estudo inédito realizado pela Universidade Federal de Goiás apontou que o Piauí, juntamente com o Maranhão e o Rio Grande do Norte, lidera no número de mortes por câncer de mama nos municípios do interior. Nos três estados, a alta no número de mortalidade causada pela doença ficou acima de 501%. Enquanto isso, na capital piauiense, a queda no número de casos variou de 6% até 100%.

Em todo país, em 30 anos, a taxa de mortalidade por câncer de mama teve um aumento até 18 vezes maior no interior do que nas capitais. A doença que mais acomete mulheres no mundo registrou um aumento crescente no número de mortes no Brasil, sobretudo, nas áreas rurais das regiões Nordeste e Centro-oeste. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o aumento no número de casos de mortalidade ao longo dos anos, também foi registrado nos centros urbanos dessas regiões, em cidades, como, Porto Velho (9.0%), Teresina (4.6%), João Pessoa (1.6%), Belém (0.8%) e Fortaleza (0.5%).

A pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia utilizou dados sobre o número de mortes e o censo de câncer de mama no período compreendido entre 1980 até 2010. Para Ruffo de Freitas Júnior, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, os números revelam que as desigualdades sociais e regionais, somadas ao atraso do diagnóstico e a falta de tratamento colaboram para o grande número de casos de câncer de mama ainda registrados no país.

Toda mulher a partir dos 40 anos de idade, deve realizar o exame, anualmente, nos hospitais da rede pública de saúde. As chances de cura do câncer de mama podem chegar até 95% se o diagnóstico for feito precocemente. Porém, a pouca quantidade de mamógrafos faz com que as mulheres piauienses do interior e da capital enfrentem uma longa espera para a realização do exame.

De acordo com a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher, do Governo do Estado, a rede pública possui apenas 15 mamógrafos distribuídos em todo o Piauí. Existem ainda 24 mamógrafos na rede privada conveniada, cinco que atendem somente a rede privada e um mamógrafo de uma entidade filantrópica. Em 2013, foram feitos 27.735 exames de mamografia em todo o Piauí. De acordo com a Coordenadoria, para 2014, ainda não há previsão de chegada de novos mamógrafos para o estado. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, em Teresina, existem, atualmente, 12 estabelecimentos credenciados e aptos a realizar o exame. Em 2013, o total de mamografias realizadas na capital alcançou 22.397 exames. Nos meses de agosto e outubro, foram registradas as maiores quantidades de exames, com 2.489 e 2.443, respectivamente.

A SMS também informa que o monitoramento do número de exames realizados é divulgado trimestralmente. O próximo boletim com o número de mamografias feitas na capital, em 2014, será divulgado no final do mês de março. O Instituto Nacional do Câncer – INCA e o Ministério da Saúde, são os órgãos responsáveis pelo envio dos aparelhos adquiridos através de licitação. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2012, houve um aumento de 25% na quantidade de exames feitos em todo o país. O órgão disse ainda ter aumentado em 18% o valor investido em oncologia no período.



Fonte: Com informações do Jornal O Dia

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia faz balanço de 2013



Com a implantação dos Programas Saúde da Família e NASCE, a Unidade de Saúde do município de Cajueiro da Praia, atendeu em 2013, em média 7.389 pessoas (das quais 3.804 são homens e 3.585 mulheres), segundo o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Em 2013, promovemos o Outubro Rosa (voltado para a saúde da mulher); a Semana Saúde na Escola; testes rápidos de HIV e sífilis; atendimento odontológico, através do projeto Odonto SESC; campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite, gripe e ainda a vacinação canina.”, diz a enfermeira, Monique de Aquino.

O contrato firmado recentemente, entre a Prefeitura de Cajueiro da Praia e o SESC (Serviço Social do Comercio), beneficiou mais de 2 mil pessoas do município com tratamentos odontológicos. Ainda no ano passado, a unidade foi contemplada com o Programa Mais Médicos do Governo Federal, com uma médica, que atualmente reside na própria cidade. Além da sede, os povoados de Barra Grande e Boa Vista, também são atendimentos através de equipes do PSF (Programa Saúde da Família).

Ao todo são três equipes de PSF (com um enfermeiro, um médico e um técnico de enfermagem), três equipes de PSB (Programa Saúde Bucal) com um odontológo e um técnico em saúde bucal e ainda uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que conta com 1 psicólogo, 2 fisioterapeutas,1 fonoaudiólogo e uma nutricionista. No pronto atendimento são 5 técnicos de enfermagem, 1 técnico na farmácia e um técnico para o setor de imunização. Além de agentes de saúde e profissionais de serviços gerais.


Atualmente, a unidade passa por reformas em sua estrutura física para receber uma ambulância do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), esperada para até Maio deste ano. Algumas salas passam por adequações, bem como aquelas de exames de imagem e outros. No ano passado, foram realizados 100 hemogramas, 60 ultrassonografias obstétricas e 60 eletrocardiogramas, além de exames de patologia clinica (mês).

Em 2013, foram registrados 851 casos de doenças epidêmicas e 2 óbitos. Das 2.075 famílias cadastradas, 564 recebem o Bolsa Família, 278 estão inscritas no Cadastro Único do SUS (Sistema Único de Saúde) e apenas 0,68% da população é coberta com plano de saúde.

De 2.075 domicílios visitados pela equipe de Vigilância Ambiental, 588 não tem tratamento de água (28,34%), 186 recebem água através da rede pública, 1.852 de poços ou nascente. E 1,06%, depositam resíduos fisiológicos (fezes e urina) em sistema de esgoto, 30,17% a céu aberto e 68,77% em fossa séptica. Sobre a destinação do lixo, 40,34% dependem da coleta pública, 38,41% queimam ou enterram e 21,25% depositam a céu aberto.




fonte: Gilmar Araujo/ jornal bons ventos

Portal de Cajueiro da Praia

MATÉRIAS MAIS VISTAS