segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia faz balanço de 2013



Com a implantação dos Programas Saúde da Família e NASCE, a Unidade de Saúde do município de Cajueiro da Praia, atendeu em 2013, em média 7.389 pessoas (das quais 3.804 são homens e 3.585 mulheres), segundo o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Em 2013, promovemos o Outubro Rosa (voltado para a saúde da mulher); a Semana Saúde na Escola; testes rápidos de HIV e sífilis; atendimento odontológico, através do projeto Odonto SESC; campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite, gripe e ainda a vacinação canina.”, diz a enfermeira, Monique de Aquino.

O contrato firmado recentemente, entre a Prefeitura de Cajueiro da Praia e o SESC (Serviço Social do Comercio), beneficiou mais de 2 mil pessoas do município com tratamentos odontológicos. Ainda no ano passado, a unidade foi contemplada com o Programa Mais Médicos do Governo Federal, com uma médica, que atualmente reside na própria cidade. Além da sede, os povoados de Barra Grande e Boa Vista, também são atendimentos através de equipes do PSF (Programa Saúde da Família).

Ao todo são três equipes de PSF (com um enfermeiro, um médico e um técnico de enfermagem), três equipes de PSB (Programa Saúde Bucal) com um odontológo e um técnico em saúde bucal e ainda uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que conta com 1 psicólogo, 2 fisioterapeutas,1 fonoaudiólogo e uma nutricionista. No pronto atendimento são 5 técnicos de enfermagem, 1 técnico na farmácia e um técnico para o setor de imunização. Além de agentes de saúde e profissionais de serviços gerais.


Atualmente, a unidade passa por reformas em sua estrutura física para receber uma ambulância do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), esperada para até Maio deste ano. Algumas salas passam por adequações, bem como aquelas de exames de imagem e outros. No ano passado, foram realizados 100 hemogramas, 60 ultrassonografias obstétricas e 60 eletrocardiogramas, além de exames de patologia clinica (mês).

Em 2013, foram registrados 851 casos de doenças epidêmicas e 2 óbitos. Das 2.075 famílias cadastradas, 564 recebem o Bolsa Família, 278 estão inscritas no Cadastro Único do SUS (Sistema Único de Saúde) e apenas 0,68% da população é coberta com plano de saúde.

De 2.075 domicílios visitados pela equipe de Vigilância Ambiental, 588 não tem tratamento de água (28,34%), 186 recebem água através da rede pública, 1.852 de poços ou nascente. E 1,06%, depositam resíduos fisiológicos (fezes e urina) em sistema de esgoto, 30,17% a céu aberto e 68,77% em fossa séptica. Sobre a destinação do lixo, 40,34% dependem da coleta pública, 38,41% queimam ou enterram e 21,25% depositam a céu aberto.




fonte: Gilmar Araujo/ jornal bons ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal de Cajueiro da Praia

MATÉRIAS MAIS VISTAS