terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Meteorologia alerta para risco de nova seca na região do semiárido piauiense

Segundo os técnicos do Inmet, foi a temperatura elevada do Atlântico Norte que causou a diminuição das chuvas nos anos de 2012 e 2013.

A temperatura do Atlântico Norte permanece elevada e a região do Semiárido piauiense poderá enfrentar mais um ano de dificuldades por escassez de chuvas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em consenso com outras instituições do setor.

Segundo os técnicos do Inmet, foi a temperatura elevada do Atlântico Norte que causou a diminuição das chuvas nos anos de 2012 e 2013. Este ano, embora em nível menor que do ano passado, as águas permanecem acima dos padrões que permitem as precipitações na região.

Caso a situação permaneça há chance de menos chuva do que o tradicional, e a possibilidade de estiagem não está descartada. A nova previsão indica que para que o Nordeste tenha um bom inverno é preciso que a temperatura recue.

O meteorologista Mozart de Araújo Salvador, do Inmet, em entrevista à Agência Brasil, nesta terça-feira (7), explica que em dezembro de 2013, a temperatura do Atlântico Norte estava de 0,5ºC a 1ºC acima da média. Se esta temperatura se intensificar o prejuízo para as chuvas será grande. O meteorologista explicou que no ano passado a temperatura do oceano chegava a 1,5ºC acima da média.

Para o primeiro trimestre deste ano, o Inmet vê 40% de possibilidade de chuvas dentro da média e 35% de probabilidade de ficarem abaixo da média para o Semiárido do Ceará, do Piauí, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Norte da Bahia. Existem ainda 25% de chance de precipitações acima da média.


fonte: gp1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal de Cajueiro da Praia

MATÉRIAS MAIS VISTAS